Um apartamento onde o rústico, o industrial e o contemporâneo vivem em perfeita harmonia

Brick Terracota transforma parede branca e sem identidade em ponto focal de ambientes, para valorizar mix de itens recém-adquiridos e móveis e objetos de acervo

Um apartamento de 130m2 no bairro de Santa Cecília, um dos mais bem localizados, bem equipados e descolados bairros de São Paulo, foi o refúgio escolhido por um advogado solteiro de 30 anos, que não demorou a querer imprimir seu estilo ao imóvel, localizado num charmoso edifício da década de 1960.

Entregou a missão ao escritório Box 14, mais precisamente ao arquiteto e urbanista Leandro Mostardo, que optou por criar o projeto a partir de um conceito contemporâneo, mas com pegada rústica industrial. E que comportasse móveis e objetos de acervo, repletos de memórias de diferentes origens, épocas e viagens, e também outras peças adquiridas especialmente para os ambientes.

“O cliente desejava que o apartamento refletisse seu estilo de vida e seus gostos. Buscava um ambiente aconchegante e convidativo, sem muita frescura, onde pudesse receber seus amigos e que tivesse a sua cara”, conta Leandro.
Sem intervenções na alvenaria e tirando partido de boas aberturas e consequente ótima iluminação natural do imóvel, Leandro apostou em tons de azul, cinza e branco, com projeto luminotécnico extremamente cuidadoso, com eletrocalhas e eletrodutos, para fazer sobressair móveis e objetos decorativos.

Como ‘pano de fundo’ para essa combinação, escolheu uma das principais paredes da sala de estar e parte da sala de jantar para receber o revestimento Brick Terracota, da Nina Martinelli.
Em peças que medem 7x26cm, com fabricação artesanal, de modo sustentável, e levando material reciclável entre seus componentes, o revestimento é uma opção prática e ambientalmente correta para superfícies internas e externas.
Harmonia e identidade
Assentado em paginação de amarração 50/50, com junta seca, o Brick Terracota, que reproduz com incrível fidelidade os tijolinhos aparentes, transformou a superfície antes branca e sem identidade, na moldura ideal para realçar e harmonizar toda a mobília e a decoração dos espaços, pontuados, inclusive, por belas fotos, gravuras e peças assinadas.
Leandro comemora o resultado que, segundo ele, agradou tanto ao escritório quanto ao cliente, claro. “Ele gostou bastante! Havia nos pedido um apartamento contemporâneo, porém com pontos mais rústicos. O tijolinho foi um pedido dele, e encontramos no Brick a rusticidade que ele gosta, com a contemporaneidade presente em nossos projetos”, explica. “Além disso, achamos o produto super versátil, capaz de ser introduzido em diversos tipos de projeto”, finaliza.

Casa & Jardim

Para alegria do escritório Box 14 e reforçando o alcance do resultado obtido nesse projeto, o apartamento virou um case tratado com detalhes e muitas fotos no portal da revista Casa & Jardim, uma das mais prestigiadas publicações do segmento no Brasil. Assinada pela repórter Rosana Ferreira, a matéria refere-se ao ‘tijolinho’ da Nina Martinelli como uma das soluções sustentáveis para dar nova cara ao imóvel de forma limpa e prática. A íntegra da reportagem pode ser conferida neste link.



Apartamento de solteiro – Santa Cecília – São Paulo-SP
Leandro Mostardo – Box 14 @box14_arquitetura
Brick Terracota
Fotos: Mariana Orsi @marianaorsifotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *