Ferri amplia conexão com a natureza em casa de veraneio em Maresias

Amplo e confortável, o imóvel precisava dialogar com a exuberância das praias da Costa Verde, e ganhou elementos orgânicos e harmoniosos

Quem investe numa casa de veraneio, em geral, é quem dá o devido valor ao descanso, à proximidade com a natureza e à possibilidade de contemplar o belo e sentir o tempo passar em outro ritmo, bem menos acelerado do que o dos centros urbanos.

Aposentados, mas cheios de vida e de vontade de curtir bons momentos, um casal de clientes do arquiteto Silvio Coelho, de São Sebastião-SP pediu ao profissional que reformasse sua ampla casa de praia, num lindo condomínio em Maresias, uma das mais valorizadas e badaladas praias do litoral norte. Com 320 m², a casa é voltada principalmente às necessidades de bem estar da família e dos amigos mais chegados, tanto que vive sempre cheia de gente querida.

Faltava ao imóvel, no entanto, o essencial: um “ar de praia”, uma conexão com a natureza da região, que guarda nada menos do que as belezas da Costa Verde, onde a Mata Atlântica emoldura um litoral que apaixona turistas e moradores. Silvio, que nasceu em São Paulo mas mudou-se há muitos anos para São Sebastião, onde escolheu viver e trabalhar, lançou mão de materiais orgânicos e de texturas generosas e de personalidade, como bambu, tijolinhos aparentes e também uma cerâmica pra lá de especial: o revestimento Ferri, da Nina Martinelli.

Integrante da linha Eleganza, o Ferri tem um toque rústico e original, mas sem perder a sofisticação, e foi justamente essa característica que cativou o arquiteto, que utilizou o revestimento para ajudar a dar cara nova três ambientes – lavabo, hall de entrada e fachada da casa. “Rusticidade e elegância, exatamente o que eu buscava e encontrei na cerâmica Ferri”, atesta o profissional, que encontrou na De Huber, referência em acabamentos de bom gosto na vizinha Caraguatatuba, essa solução perfeita para o conceito que desenvolveu.

Disponível nas dimensões 28,5 X 28,5 cm, o Ferri tem seções em relevo e sentido alternados, o que, no assentamento, cria uma textura impressionante, que lembra aqueles trançados de peças em junco, tão presentes em ambientes rústicos e costeiros. Oferecida na cor Nero, Ferri no entanto tem variações de tonalidade que dão às peças e às superfícies um ar sóbrio, mas nada monótono, com movimento e efeito de profundidade na medida certa. Ousado, Silvio também utilizou estrutura e elementos metálicos na reforma, para lembrar quem contempla a belíssima casa, que um ou outro traço de urbanidade também são bem vindos, e formam um conjunto impressionante, relaxante e harmonioso.



Reforma de Casa em Maresias – São Sebastião/SP
Cerâmica Ferri, 28,5X28,5, cor Nero
Lavabo, hall de entrada, fachada
Revenda – De Huber – Caraguatatuba
Projeto: Silvio Coelho –@silviocoelhoarquiteto

Fotos: Silvio Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *