Escada que brinca com a luz, flerta com o revestimento e surpreende o olhar

Numa linda casa de 350 m², o cimentício Immagine, da Nina Martinelli, somou personalidade ao elemento que conecta dois pavimentos e convida à contemplação.

Um dos elementos mais importantes da arquitetura, além de conectar diferentes pavimentos de uma edificação, a escada, muitas vezes, se torna protagonista de um projeto, influenciando e modificando a nossa percepção dos espaços.  Foi exatamente o que aconteceu nessa lindíssima casa de 350 m², idealizada do zero – ou antes mesmo do zero, pelo arquiteto e Lighting Designer Danilo Borges, do Studio Arquitetura, de Ribeirão Preto.

Atendendo a um cliente de Uberlândia, Danilo orientou desde a escolha do terreno, num bairro residencial dessa importantíssima cidade do Triângulo Mineiro, onde um jovem médico queria construir uma casa que se destacasse na região. “Os principais desejos do meu cliente eram de que a casa fosse no estilo contemporâneo, sobressaísse na rua e tivesse um certo grau de monumentalidade”, explica o profissional.

O ponto de partida para realizar tais desejos foi justamente a escada, cuja locação no terreno antecedeu ao próprio projeto em si, que é composto por volumetria reta e vários blocos que se encaixam, criando ângulos e recortes que são, ao mesmo tempo, robustos e leves. A partir da definição da posição e da forma da escada, em dois confortáveis lances com boa largura, Danilo criou também uma passarela ligando os dois blocos que compõem o segundo pavimento. E “rasgou” na parede de fundo da escada duas grandes aberturas, transformadas em janelas verticalizadas que vão do piso ao teto e, lá em cima, se convertem em pedaços do próprio teto, translúcido.

Essas duas grandes aberturas e as claraboias que se formaram fazem fluir de maneira intensa a luminosidade natural para dentro do imóvel. Mas, sobre luz, falaremos mais adiante.
Voltemos à composição desse grande conjunto da escada, revestida em porcelanato branco e com a parede de fundo – de novo, ela, alçada à condição de cenário, recoberta com o revestimento cimentício Immagine, da Nina Martinelli. Integrante da Colezione Cemento, o Immagine tem como principais características o jogo de relevos e o acabamento cuidadosamente heterogêneo, ou seja, com variações de ondulação e arestas que tornam sua aparência extremamente natural.
O revestimento é disponibilizado com segmentos nas dimensões 37,5 x 37,5 cm /18,75 x 18,75 cm / 9,38 x 18,75 cm /9,38 x 9,38 cm e nas cores bianco, beige, grigio e concreto, esta última a cor escolhida por Danilo para a parede, que deu à escada naturalmente o aspecto emblemático e monumental que cliente e arquiteto buscavam.

“O Immagine compôs muito bem com outros elementos com essa pegada, que nós também utilizamos no projeto, como a pedra madeira. Eu não queria nada muito certinho, muito uniforme. Queria alguma padronização, mas ainda assim algo mais solto”, explica Danilo. “Foi impressionante o efeito que fomos notando já durante o assentamento das peças na parede. A escada foi ‘aparecendo’ e se transformando realmente naquele elemento suntuoso que queríamos”, descreve ele.

Iluminação, um capítulo à parte

Destaque importante é o projeto luminotécnico criado por Danilo, e que se revela de forma muito impactante à noite, quando três pontos de luz posicionados no teto, bem próximos à parede, produzem o efeito chamado “wall grazing”, ressaltando o relevo do revestimento, num sedutor jogo de luz e sombras. Para que todo o conjunto possa ser admirado e também permita a contemplação da própria sala de onde brota a escada, Danilo escolheu um corrimão de vidro, mesmo material com o qual fechou o grande vão da passarela, deixando a visão livre para apreciar todas as nuances dos ambientes.

Como resultado, a escada, sua moldura e complementos adquiriram um aspecto grandioso, escultural e muito personalizado.
O cliente ficou mais do que satisfeito, e Danilo afirma que a escolha do Immagine não poderia ter sido mais acertada. “O resultado é magnífico. E eu que sempre gostei muito dos produtos Nina Martinelli, consolidei ainda mais essa minha percepção da sua beleza, qualidade e funcionalidade”, finaliza.



Revestimento Immagine
Projeto: Danilo Borges – Studio Arquitetura – @studio.daniloborges
Fotos: Murilo Gharrber – @gharrber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *