Composizione Nero aflora emoções em projeto que une rusticidade e contemporaneidade

Cerâmica filetada que lembra as tijoleiras e o barro tão presentes no Nordeste valorizou toda a volumetria da casa de campo, feita para convívio familiar e entre amigos

Localizado próximo à região serrana de Pernambuco, na divisa entre os municípios de Sairé e Gravatá, o Residencial Monte Castelo é um empreendimento privilegiado, seja pela geografia do local, seja pela vizinhança exclusiva do hotel fazenda que leva o mesmo nome, seja pelo conjunto de itens que agregam muito valor às propriedades nele localizadas.
Num terreno de nada menos do que 3 mil m², o escritório Sônia Beltrão Arquitetura, de Recife/PE, recebeu a missão de conceber uma casa que oferecesse aos proprietários o aconchego e a rusticidade do campo, mas com o conforto, a funcionalidade e a contemporaneidade da vida urbana.

Desafio complexo, considerando-se as dimensões do projeto, com 700 m² de área construída, 6 suítes e grandes ambientes integrados – salas, varanda, área gourmet e piscina, tudo deliciosamente conectado a um lindo pomar.
A arquiteta Sônia Beltrão detalha os principais desejos do cliente. “Ele queria uma casa confortável e funcional para receber poucos e bons amigos e conviver intensamente com a família”, diz a profissional. “Projetamos a casa toda voltada para o interior dos lotes, favorecendo a privacidade dos ambientes. Quem trafega pela rua não consegue ter ideia da vida e da configuração do imóvel”, explica.

Com linhas modernas e impressionantes vãos livres, sendo um deles com 13 metros, a casa se abre graciosamente para a natureza ao redor. A distribuição dos ambientes onde todos podem estar juntos, pedia, assim como os sonhos do cliente, acabamentos que criassem uma atmosfera acolhedora, sem que se abrisse mão da sofisticação e da praticidade. “Queríamos que a família chegasse na casa e pudesse desfrutar do local e do convívio, sem ter que ficar se preocupando muito com a manutenção do imóvel”, conta a arquiteta. Nessa busca pelo equilíbrio entre o rústico e o moderno, e por ambientes que mexessem com os sentidos, Sônia acabou por escolher ecoblocos de madeira e o revestimento Composizione, da Nina Martinelli, para destacar e valorizar todos os elementos que marcam a volumetria do projeto.

O Composizione é apresentado na forma de cerâmica rústica filetada e agregada em telas. Integrante da linha Eleganza, em telas de 30X30cm, tem diversos acabamentos inspirados na natureza. As peças possuem um toque rústico e original, com muita sofisticação, nas cores Paglia, Bianco, Rosso e Nero – justamente esta última cor escolhida por Sônia Beltrão para a linda residência.

Arquitetura emocional

“O Composizione Nero na verdade tem uma discreta variação de tons, mesmo na cor escolhida, e isso ajudou a trazer um aspecto das tijoleiras que tanto lembram o Nordeste, onde o uso do barro sempre foi tão presente”, argumenta ela, que usou cerca de 300 m² do produto para revestir colunas, pórtico e a caixa de uma imponente escada, que esconde um grande reservatório de água na parte superior. “Uma laje colorida em amarelo que demarca e protege uma área na parte posterior da casa compôs lindamente com o Composizione Nero. O resultado ficou belíssimo”, afirma Sônia.

O conjunto arquitetônico e os acabamentos evidenciaram toda a intenção do projeto, que era agregar família e amigos muito especiais, num convívio marcante e muito valorizado. “Não foi uma casa projetada e construída para ficar lotada, mas sim para acolher pessoas especiais, que têm realmente algum sentimento em relação a estar ali. Foi uma arquitetura emocional, com tudo muito pensado, escolhido minuciosamente. A Nina Martinelli fez parte disso e nós amamos o resultado”, conclui a profissional.

Residencial Monte Castelo – Casa de campo FD
Projeto: Sônia Beltrão Arquitetura – @soniabeltraoarq
Fotos: Gabriel Beltrão @beltrao.gabriel 


CLIQUE AQUI e conheça mais revestimentos da Colezione Eleganza



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *